terça-feira, 31 de agosto de 2010

Chuchu, o nome é Orkut ou Rede Social?


Recentemente me dei conta de uma coisa... Na TV, nos jornais e nas revistas, todas as vezes que uma matéria relata alguma doideira que tenha ocorrido no orkut, a mídia sempre se refere como "rede social", raramente se ouve por exemplo: "menina foge de casa com homem que conheceu no Orkut". O mais comum é: "menina foge de casa com homem que conheceu em uma rede social" - hãm? Aos meus ouvidos, rede social soa como uma reunião  daquelas pessoas que aparecem em coluna social do jornal de domingo. Um termo tosco, no mínimo!


Até aí, tudo bem, mas quando as mesmas notícias se referem a sites como Facebook ou até mesmo o onipresente Twitter, a notícia é veiculada certinha, com algumas exceções para o Facebook, tenho que admitir. Minha pergunta é, por que? Lembram do caso "cala a boca galvao"? Pois é, por que será que ninguém noticiou que a confusão foi gerada em um "microblog", por exemplo?

Segundo dados da revista Info, o Orkut só emplacou mesmo no Brasil,  com 39,9 milhões de usuários ativos, isso confere ao país o título de maior número de usuários no mundo, em segundo lugar vem a Índia, com 19,9 milhões. O Facebook vem ganhando espaço no mundo todo, com uma rede que já conta com cerca de 500 milhões de usuários. No Brasil seu crescimento vem alcançando um índice de 200% apesar de ter apenas 6 milhões de usuários em terras tupiniquins.

Se o Orkut permanece ainda como líder, por que raios é tão difícil ouvir seu nome na imprensa? Investiguei um pouco e sinceramente admito que não logrei êxito, ou melhor, não consegui evidências maiores além do já deflagrado jogo de interesses comerciais - afinal, a sede do Orkut encontra-se no Brasil desde meados de 2008 devido a sua liderança. Apesar da frustração, a minha investigação me fez confirmar uma coisa, a TV continua sendo o maior veículo de promoção e informação. Sua importância não diminuirá a curto prazo, como é divulgado vastamente.

A internet mudou alguns dos nossos hábitos televisivos sim, sobretudo com as séries, jogos e filmes. Mas jornalismo mesmo, formação de opinião, tá looonge de perder espaço. Basta perceber que quando um assunto pipoca na internet, parece que ele só se consagra quando ganha um espaço no noticiário televisivo. Isso se chama capilaridade minha gente! Quando um assunto da internet surge na televisão, a impressão que dá, é que algo virtual se materializou, ganhou vida! A TV só perderá seu trono quando a internet fizer parte da vida da MAIORIA da população mundial e ponto!

Por quanto tempo o Orkut ainda resistirá? Ainda não sei. Arrisco um palpite, vai demorar um pouco, seus usuários se tornaram um tanto tradicionalistas, basta observar que a plataforma do novo Orkut não vingou, a maioria usa mesmo é a versão Beta! Daí, acho que já dá pra ter uma noção... Bobagens à parte, continuarei com meu bom e velho Orkut - fui um dos primeiros milhares de usuários no Brasil em 2004, tá?

3 comentários:

  1. Querido Cicinho,
    Demorou a atualizar o blog hein? Tô de olho! rs
    Eu concordo com algumas coisas que você disse: em suma, o Orkut foi o líder das redes sociais, porém está velho. O Facebook já está na frente dele à algum tempo, em relação à atualizações e formações de novas metodologias de redes sociais. O Facebook foi o primeiro a colocar joguinhos online nas redes sociais. Foi o primeiro a fazer atualizações e grupos de discurssões para todos. O Orkut só mandava recado de uma em uma pessoa. Isso era um atraso de vida. Bem, mas não podemos negar que o Orkut mudou a nossa vida! Antes só entrávamos na internet para ver e-mails e notícias. Hoje, as pessoas gastam entram na internet para ver seus recados no Orkut.
    Concordo com vc em respeito à TV. Ela vai ser uma das últimas velhas invenções à se aposentar, dando lugar para a internet e a TV on demand. Mas a internet tem sim força para fazer notícia sozinha, sem veículo de TV ou jornal. Vide o seu próprio exemplo: o "cala boca galvao" foi o contrário, saiu da rede para a TV, quando o normal de acontecer é o contrário. Aos poucos as pessoas vão se atualizar na rede (seja por sites, que é mais difícil, ou pelas redes sociais) diariamente, e as poucos a TV vai ser jogada para escanteio. É a realidade meu amigo. A internet já domina o mundo, e a nova Coca-cola se chama Google.
    Abraços, e vê se atualiza todos os dias esse blog! rs
    xD

    ResponderExcluir
  2. Amei o post,e eu não vivo mais sem orkut, se o seu fim esta próximo preciso aprender mais sobre facebook e twitter(apesar de ter conta em ambos e não usa-las)...Bjos!!
    Continue escrevendo,tenho gostado mt do que leio por aqui!!
    Rafaela

    ResponderExcluir