quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A CEREJA DO BOLO ESTRAGOU (só um pouquinho)



Mais um dia de repouso forçado, café da manhã regado a programação TVZ (multishow).Tentei fugir do assunto, mas infelizmente não deu. Por se tratar do meu primeiro post, a gente sempre pensa em algo ultra, mega, power, mas como sempre isso nunca acontece, tive que baixar um pouco a bola e voltar ao propósito deste blog, que é falar da primeira coisa que fervilha minha cabeça no momento, e a bola da vez no caso é: Lady Gaga (uhu!)

Antes de a música tocar no video top TVZ, a imagem soberba de Gaga já mostra a que veio. O clipe em questão é "Telephone", com participação de Beyoncé. Assisti com atenção a todos os detalhes, e pude constatar o que eu já sentia desde a primeira vez que vi Gaga na TV, muito antes de se ouvir falar dela, que convenhamos, faz muita diferença. De qualquer forma, “Telephone” me trouxe as lembranças que tive há três anos. É esta experiência que quero partilhar neste momento, a primeira impressão que tive, o que vislumbrei a respeito de sua carreira, e principalmente o verdadeiro motivo que me fez NÃO ser um fã inveterado, mas apenas um admirador do repertório, só!

Miss Universo 2008 (sim, adoro ver tosqueira brega, é melhor que muito filme de comédia), aquele desfile não seria marcado por mais uma derrota  da concorrente brasileira como aconteceu um ano antes com a bela Natália Guimarães para a insossa Riyo Mori, mas pela atração musical em ascensão nos States, Lady Gaga. Ao ser anunciada, câmera em close, e pimba! Susto total! Que coragem - pensei - uma mulher baixinha, com roupa preta de vinil e um blazer amarelo táxi, destaque para um cinto que parecia um corpete de correntinhas. Há! Já ia me esquecendo do indefectível desenho de raio no rosto, no melhor estilo Pablo de ser.
É claro que a imagem, mesmo cheia de referências bregas dos anos 80, conseguia contrastar com aquele evento já demasiado brega, é overdose demais gente! - pensei. Para minha felicidade, tudo veio abaixo depois que a doida soltou o gogó! A batida, a coreografia, o estilo, tudo muito diferente e revolucionário! Fiquei em êxtase. Bravo! - vociferei - E imediatamente fiquei me perguntando como que eu nunca tinha ouvido falar dela? Numa rápida pesquisa na ocasião, percebi que ela ainda era uma desconhecida para o mundo e uma estrela iniciante nos States, tanto é que nem consegui encontrar todas suas músicas pra download na rede, e olha que o CD já havia sido lançado. As poucas músicas encontradas me fizeram muito feliz ao som do meu carro, e sempre ouvia o mesmo comentário:

- Quem tá cantando essa música estranha, hem?
- Lady Gaga.
- Leite o que?
- Aff! Esquece!!!
Quase me tornei fã número um! Logo aquela lua-de-mel se esgotaria. Gaga, inevitavelmente se tornou um fenômeno! Qualquer um já dizia - Uhu! Lady Gaga! - ao ouvir os primeiros acordes. Como um legítimo ariano, enjoei, sobretudo quando algo deixa de ser exclusivo pra mim ( ou para um grupo restrito de pessoas ). Sua fama se tornou tão onipresente, que passei a desacreditar no seu verdadeiro talento, e me questionei, seria Lady Gaga mais um produto comercial? Depois de me convencer que Gaga era uma farsa ou algo criado pela grande mídia (obviamente eu tinha que inventar alguma coisa, né?), uma entrevista de Zeca Camargo me fez voltar a fazer as pazes. Zeca declarou que, ao entrevistá-la, viu que aquilo não se tratava de uma imagem construída, mas uma artista pronta a atender aos anseios de seus fãs, única e exclusivamente para eles. Gaga, criou um personagem pensando nos fãs e para os fãs, e não para o seu próprio ego. Ao contrário de muitos outros artistas que ele já no primeiro olhar percebia quem era "fake". Quando ele disse isso lembrei imediatamente de Gwen Stefani, que perdeu uma ótima oportunidade de permanecer no "No Doubt", mas inventou de se aventurar em carreira solo, buscou tantos personagens esdrúxulos para ter uma identidade, que acabou se perdendo. Lembro de uma entrevista que ela concedeu ao fantástico, acompanhada de um séquito de mulheres japas que mais pareciam umas assombrações! Hoje, alguém ouve falar dela? Eu não...

Continuo não sendo fã de carteirinha de miss Gaga, mesmo porque me incomodam profundamente artistas que agradam a gregos e troianos, ouso dizer até que ela se perderá no meio do caminho, mas em casos como este, sempre descolo a obra do artista, só por isso ainda prestigio seu trabalho.

Para os curiosos, aqui vai uma fatia da primeira sobremesa do blog: a apresentação de Gaga no Miss Universo:

5 comentários:

  1. Amigo, seu blog está lindo, apesar de eu detestar o assunto do primeiro post, pois não consigo engolir, quanto mais digerir essazinha Lady "Caca". Para mim é mais um enlatado americano tão profundo quando um pires. Mas isso é apenas detalhe, o que importa é que vc iniciou um blog e estarei sempre aqui para me divertir com seus textos inteligentes. Love you!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que tenho uma frase perfeita pra esse começo:
    Lei de Gaga : '' (Rah)² + (ah)³ + [Ro + ro + 1]ma! +(Ga)² + Uh + (la)² = Bad Romance

    xD

    Gostei do blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Amigo, adorei o blog! Vc sabe de onde saiu o nome dela? Uma dica: ela deve ser fã do Queen!
    Assunto pro próximo post.
    XD
    Beijo e me liga! Mas me liga mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Lindo!!!
    Amei,mas um para colocar na minha lista de blogs favoritos!!
    Bjos!
    Rafaela

    ResponderExcluir